top of page

Tendências pedagógicas para a gestão escolar acompanhar

Acompanhar tendências pedagógicas é estratégico para que as instituições evoluam as formas como se relacionam, comunicam, aprendem e ensinam.


O avanço tecnológico exerce intensa e profunda influência na sociedade e na educação. Alterou a forma como as pessoas se relacionam, comunicam e aprendem. Um gestor escolar precisa acompanhar esta evolução de perto, a fim de detectar as tendências pedagógicas que todo profissional da educação deve acompanhar.


No Brasil, um estudante chega a passar mais de três horas por dia na internet. Essa conectividade, com toda a certeza, influencia na forma como a realidade é compreendida.


Por isso, é comum verificar uma menor capacidade de concentração dos alunos, principalmente em atividades que não despertem a curiosidade nem a vontade de aprender mais.


Neste blog post, compartilhamos 5 tendências pedagógicas relevantes para que as instituições de ensino tenham melhores condições de oferecer educação de qualidade. Continue a ler e saiba como elevar a qualidade e a eficiência da sua escola!



1. Aprendizagem móvel


Atualmente, 77% dos brasileiros estão conectados à internet. Nesse sentido, trazer essa realidade para dentro das salas de aula é uma maneira de deixar o ambiente escolar atualizado e compatível aos anseios e necessidades dos alunos.

Por isso, o uso de smartphones, tablets e computadores, mais do que uma tendência pedagógica, tornou-se uma realidade em várias instituições de ensino. Esses dispositivos, de fato, possibilitam aprofundar e recompor a aprendizagem com leituras adicionais, pesquisas, jogos educativos, grupos de discussões on-line etc.



2. Gamificação


A diversão pode ser uma grande aliada nos processos de ensino-aprendizagem. Por isso, apostar em jogos continua sendo uma tendência pedagógica e uma ótima estratégia para estimular o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

É possível fazer uma disputa de perguntas e respostas, contemplando todas as disciplinas, por exemplo. Além disso, a gamificação ajuda a aumentar o nível de atenção e engajamento dos estudantes.

Outro benefício dessa tendência pedagógica é o estímulo ao trabalho em grupo e a valorização do potencial de cada aluno a cada acerto, o que eleva a autoestima e a motivação dos educandos.



3. Ensino híbrido


O ensino híbrido mistura o aprendizado presencial e remoto por meio de atividades on-line e off-line de forma integrada. Com ele, o estudante poderá construir o conhecimento utilizando livros, apostilas e plataformas digitais.


Tendência pedagógica significativa, esse recurso didático utiliza diferentes dispositivos para estimular a compreensão e a aprendizagem em um novo cenário educacional pós-pandemia pautado, sobretudo, pelo protagonismo e pela tecnologia.

O professor é outro beneficiado pela tecnologia e pelas múltiplas soluções envolvidas para viabilizar e potencializar o ensino híbrido. Afinal, elas tornam mais interessantes as aulas e facilitam a rotina administrativo-pedagógica. Assim, esta tendência pedagógica torna possível didáticas mais dinâmicas e atrativas.



4. Gestão democrática


Para a gestão democrática, o aluno tem autonomia para construir o seu próprio conhecimento. Não só para isso, como também para protagonizar e opinar sobre o seu desenvolvimento intelectual e sobre de que maneira ele se dará.


Como resultado, os educandos têm voz ativa, assim como os professores e os gestores. Dessa forma, são convidados a participar na construção das regras. A proposta dessa tendência pedagógica é oferecer debates para a formação cidadã, a responsabilidade e o respeito à diversidade de ideias.


5. Sistema de gestão escolar


Um sistema de gestão escolar possibilita aproximar e conectar escolas e famílias (pais, responsáveis e estudantes).


Ao oferecer informações claras, objetivas e de fácil acesso, um super aplicativo de educação e gestão, por exemplo, é uma tendência pedagógica que auxilia pais e responsáveis na compreensão do andamento do cronograma letivo e a acompanharem a escolarização dos filhos.


Um superApp de educação e gestão é composto por diversos recursos e funcionalidades que oferecem múltiplas soluções para organizar e facilitar o dia a dia de gestores, professores, alunos e familiares.


Com ele, é possível automatizar a comunicação com os responsáveis e enviar mensagens e lembretes diretamente no celular, por exemplo.


Da mesma forma, com um módulo voltado para o aluno, é possível ter acesso a uma agenda escolar digital completa e personalizada. Assim, ficam disponíveis e compartilhadas as atividades de sala de aula, os trabalhos a serem realizados, o cronograma de avaliações etc.


Vale lembrar que, como parte da organização dos processos escolares, os gestores da escola devem prestar atenção às tendências pedagógicas e à tecnologia. Especialmente, quando correlacionados ao plano de ação escolar de cada instituição.


Inovar em sala de aula é mais fácil e eficiente quando a gestão escolar acompanha as tendências pedagógicas e mantém a instituição de ensino modernizada e atraente para alunos, famílias e professores.



 

Raquel Tiburski


Diretora de Marketing e Vendas do Diário Escola. Especialista em Formação Pedagógica de Professores. Tem mais de 20 anos de experiência de atendimento ao cliente.

www.diarioescola.com.br

120 views0 comments

Comments


bottom of page