top of page

Projeto de Vida na escola: quais caminhos seguir?

O que realmente está previsto na legislação? O que precisamos considerar no Projeto de Vida da minha escola? Confira a reflexão da consultora Priscila Boy para o site do Programa BENE.


ree

Por: Priscila Boy / Fonte: Programa BENE


Se voltarmos um pouco na história, perceberemos que a busca pelo sentido e propósito para a vida é algo milenar – é uma busca contínua, uma preocupação na história. Várias teorias, tanto na Religião, na Ciência, na Filosofia, ou na Antropologia foram construídas buscando-se compreender e identificar esse propósito.


Na Psicologia, um grande autor a trazer estas questões foi um psiquiatra austríaco, chamado Viktor Frankl, um sobrevivente do Holocausto da Segunda guerra. Em seu livro “Um sentido para a vida”, nos apresenta o desejo de sentido como um “valor de sobrevivência”. Ele relata que aprendeu essa lição nos três anos passados no campo de concentração em Auschwitz e Dachau:


“As coisas mais idôneas para a sobrevivência nos campos de concentração eram as orientadas para o futuro – para uma tarefa ou para uma pessoa que, durante a espera, eram projetadas no futuro e para um sentido da vida que, no futuro, iriam realizar”. (p. 28).


No livro, ele ressalta ser bem verdade que a única coisa que pode sustentar o ser humano em situações de adversidade extrema, como aquela vivida em Auschwitz e Dachau, é “a consciência de que a vida tem um sentido a ser realizado, ainda que no futuro”. (1989, p. 28).


A necessidade de se construir sentido, de se ter um projeto de vida é universal e intrínseco ao ser humano. Os jovens precisam, portanto, se conscientizar de que precisam escolher um caminho, encontrar o propósito de suas vidas. Para isso, o sistema educacional brasileiro vem se estruturando e passando por uma grande reviravolta, objetivando esse aprendizado.


PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO


O mundo está em constante mudança. Não se admite mais uma prática pedagógica sem diálogo, sem ouvir o aluno que permita a troca de ideias, a elaboração de materiais por meio de construção coletiva e projetos interdisciplinares, o que facilita a ampliação dos horizontes, a pluralidade de ideias e a motivação dos alunos. Colocar o aluno dentro do processo e utilizar novas metodologias e tecnologias se faz necessário a fim de se cumprir os anseios das juventudes do sec XXI.


Recentemente, foi publicada uma Base Nacional Comum Curricular, que, segundo o MEC “é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”.

O documento traz, em seu texto introdutório, dez competências gerais, que devem nortear o trabalho em todas as etapas de ensino.

Estas etapas estão divididas da seguinte forma:


• COGNITIVAS

  • Conhecimento

  • Pensamento científico, crítico e criativo

  • Repertório cultural (Cultura)


• COMUNICATIVAS

  • Linguagens

  • Argumentação

  • Tecnologias Autonomia e autogestão


• SOCIOEMOCIONAIS

  • Autoconhecimento e autocuidado

  • Empatia e cooperação

  • Responsabilidade e cidadania

Podemos perceber que a educação que se espera, frente ao mundo em constante transformação, é uma educação que contemple o ser humano integral. Não somos somente seres de cognição, de aprendizagens. Somos seres de comunicação, afeto e relacionamentos.


É preciso oferecer oportunidades de desenvolvimento integral na escola. Estamos hoje diante de um desafio: rever o que não foi alcançado no passado, que está expresso nos nossos baixos índices educacionais, sem deixar de olhar para o futuro, que requer de nós novos olhares sobre as necessidades da modernidade, tais como educar para desenvolver competências para a vida, o convívio e o mercado de trabalho.


Devem ser abordados temas que explorem de forma mais complexa o comportamento empreendedor, a inteligência emocional, o autoconhecimento (potencialidades e fragilidades), os planos de ação. As tomadas de decisões, o relacionamento com a liderança, o planejamento e a inovação, a Ética, competências socioemocionais na vida pessoal, social, produtiva e a conquista da cidadania. Assim como o viés econômico, o uso adequado do dinheiro, as formas de poupar e de doar, os valores monetários e humanos, o empreendedorismo social e sustentável, entre outros.


PROJETO DE VIDA PREVISTO NA LEGISLAÇÃO


Outra grande novidade no cenário educacional brasileiro é a Reforma do Ensino Médio. Diante dos índices de evasão e falta de interesse dos estudantes com a escola, ficou claro a necessidade de mudanças. As juventudes brasileiras precisam compreender o sentido da vida, aprender a planejar, sonhar e empreender para realizar seus projetos.


A escola estava longe de atender estas expectativas. Pautada apenas em promover um amontoado de conteúdo, muitos deles sem sentido para as práticas sociais e o mercado de trabalho, a escola se viu tensionada a mudar sua perspectiva.


Em 2017, foi publicada a Lei 13.415, que descreve como deve ser o novo Ensino Médio. Foi apresentada então uma proposta de vanguarda, que coloca o aluno como protagonista da sua história, cujo centro da nova proposta é trabalhar em torno do seu Projeto de vida.


Segundo o Art. 27. (Lei 13415) da referida lei, a proposta pedagógica das unidades escolares que ofertam o Ensino Médio deve considerar:


XXIII – o Projeto de vida e carreira do estudante como uma estratégia pedagógica cujo objetivo é promover o autoconhecimento do estudante e sua dimensão cidadã, de modo a orientar o planejamento da carreira profissional almejada, a partir de seus interesses, talentos, desejos e potencialidades.

As diretrizes curriculares do Ensino Médio também foram reformuladas.


Segundo o artigo 3.º das Diretrizes Curriculares Nacionais EM:

§ 7.º Os currículos do Ensino Médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu Projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.


Segundo documentos publicados pelo CONSED, recomenda-se que seja transformado em componente curricular com carga horária de, pelo menos, dois tempos de aula por semana, a ser desenvolvido ao longo de dois ou três anos de Ensino Médio.


QUE ELEMENTOS PODEMOS DESTACAR NO TRABALHO COM PROJETO DE VIDA?


O Projeto de Vida deve promover a reflexão do estudante sobre planejamento individual e coletivo, vida em sociedade, mundo do trabalho e prosseguimento dos estudos. É o trabalho pedagógico intencional e estruturado que tem como objetivo primordial:

  • Desenvolver a capacidade do estudante de dar sentido à sua existência;

  • Aprender a reconhecer as opotunidades e a tomar decisões;

  • Planejar seu próprio futuro;

  • Agir no presente com autonomia e responsabilidade.

Os elementos primordiais que podemos destacar são o engajamento, o estabelecimento de metas, a descoberta do sentido da existência e o impacto para além de si, ou seja, ele também alcança o outro, por isso deve ser pautado pela Ética.


O QUE É IMPORTANTE SE CONSIDERAR NO PROJETO DE VIDA?


Em primeiro lugar, é necessário se pensar na esfera do desejo. O que você gosta de fazer? O que lhe dá prazer ao realizar? Em quê você demonstra habilidade?

Estas indagações devem ser feitas em três grandes dimensões:

  • Na esfera pessoal

  • Na esfera profissional

  • Na esfera social

Portanto, o primeiro passo dessa jornada é o AUTOCONHECIMENTO, através de uma construção pessoal que lhe garantirá uma tomada de consciência, para, então, considerarmos as escolhas de vida que nos são propostas. Para isso, é imprescindível que o jovem consiga identificar sentimentos, emoções e concluir um ciclo de aprendizado sobre a afetividade.


Nossas escolhas passam pelas nossas crenças, valores, gostos e estilo de vida e esses valores fazem parte do nosso sistema afetivo, portanto, é necessário um conhecimento a esse respeito.


DESAFIOS DO EDUCADOR


O grande desafio dos educadores é entender que tipo de ações desenvolver, que possam favorecer a projeção de sentimentos positivos dos alunos sobre os princípios éticos e sobre as questões da sua própria vida. É preciso ter intenções educativas claras, direcionamentos, com ações e planejamentos bem elaborados e estruturados, para que se potencialize a construção do projeto de vida de cada educando.


O caminho mais curto para ajudar os alunos a concretizarem seus projetos de vida é trabalhar a partir de seus contextos, sonhos e sentidos. Conduzi-los pensar, e principalmente, refletir. Esta é a grande função da escola: proporcionar um ambiente de escuta e reflexão, forjando um espírito crítico e empreendedor.


CAMINHO A SEGUIR


Para estruturar um trabalho que visa ajudar o aluno nessa construção pessoal é preciso planejar. Segundo orientações do CONSED, para implantação da reforma do novo Ensino Médio, é necessário dividir o trabalho de Projeto de vida na escola da seguinte forma:

Na 1.ª série, sugere-se que o foco seja o autoconhecimento, até mesmo para permitir que o estudante faça escolhas mais assertivas ao longo de sua vida e da carreira;

Na 2.ª série, recomenda-se que a ênfase recaia sobre a ampliação de repertório e possibilidades, para se diversificar as opções e se expandir os horizontes dos alunos. É o momento de se mostrar possibilidades profissionais, habilidades e competências a serem desenvolvidas, programas de desenvolvimento pessoal;

Na 3.ª série, a busca maior é por orientar os jovens ao mundo do trabalho, conhecendo melhor as profissões, os cursos de graduação, as empresas nacionais, internacionais e suas inúmeras possibilidades de atuação.


Todo o processo deve ser permeado por vivências que lhes permitam desenvolver competências como autoconfiança, autocuidado, determinação, resiliência, dentre outros.


CONCLUINDO


A escola não pode ter como objetivo apenas ensinar os alunos a resolver problemas matemáticos ou ler e interpretar os clássicos da Literatura. Ela deve preparar os alunos para resolver problemas da vida, aproveitar as oportunidades, escrever belas histórias, sentir-se livre e responsável na sociedade, superar suas dificuldades e resolver seus conflitos – a maioria deles, internos.


AJUDAR UM ALUNO A CONSTRUIR SEU PROJETO DE VIDA É, SEM DÚVIDA, RESSIGNIFICAR SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA.


Escrito por Priscila Boy • Pedagoga, diretora da Priscila Boy Consultoria


Contatos Programa Bene: (31) 9520-3529


3 Comments


Unknown member
Sep 24

The PM Viksit Bharat Rozgar Yojana application process is extremely user-friendly. Candidates just need to enter their details, upload the required documents, and submit the form to access employment-related benefits under the scheme.


Like

Unknown member
Sep 24

Every line of Hanuman Chalisa Lyrics inspires deep devotion. This sacred prayer reflects the strength, courage, and unwavering devotion of Lord Hanuman, motivating devotees to remain connected to divine energy.


Like

Unknown member
Sep 20

www

Like

Siga nossas mídias sociais

facebook.png
instagram.png
youtube.png
linkedin.png
whatsapp.png
bottom of page