top of page

Planejando um 2024 de SUCESSO para minha escola

Por onde iniciar o planejamento estratégico da minha escola?


O passo inicial para iniciar a estratégia anual de um negócio é retomar a origem, ou seja, se você tem um planejamento estratégico do ano anterior, você Diretor precisará avaliar junto com a sua liderança se os objetivos e metas foram cumpridos.


Em caso positivo, ótimo, você está no caminho certo. Em caso negativo, importante se torna descobrir o porquê de não terem sido cumpridos. A partir daí, identifique as falhas e alinheum plano de ação para corrigi-las.


Caso, você nunca tenha feito um planejamento estratégico específico, existe um passo a passo a ser cumprido e eu vou te ensinar.



1. Tenha clareza do seu DNA Organizacional


Missão, visão e valores com certeza não foram feitos para estar na parede, nem mesmo deveriam ser elementos imutáveis uma vez que precisam ser alterados de forma periódica respeitando o momento da escola.


Portanto, avalie se sua visão de negócios está clara e mostra o lugar que almeja alcançar, e se seus valores correspondem à cultura empresarial e aos ritos presentes em sua organização.


Feito isso você terá clareza do que quer.



2 – Compreenda o seu momento atual


A análise do estado atual da escola, considerando seus recursos, capacidades e desafios, é a base para um planejamento estratégico bem-sucedido. Uma ótima ferramenta a ser utilizada nessa f ase é a famosa SWOT, a qual identifica fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças.



3 – Identifique as tendências do seu mercado


Estar atento às tendências do setor educacional permite que a escola se antecipe a mudanças e adapte suas estratégias para atender às novas demandas.

Aproveitando o tema irei antecipar algumas tendências obtidas de publicações acadêmicas recentes.


O ano de 2024 é marcado por tendências inovadoras que buscam transformar o aprendizado e adaptá-lo às demandas do século XXI.


Uma das mais notáveis é a educação híbrida, que mescla aprendizado presencial e online, proporcionando flexibilidade e diversidade nas experiências de ensino. A personalização do aprendizado, por meio da IA e análise de dados, vem ganhando destaque, permitindo que o conteúdo seja ajustado às necessidades individuais dos alunos, promovendo assim uma educação mais inclusiva e eficaz.


Além disso, há um crescente foco na educação socioemocional, valorizando o desenvolvimento de habilidades como empatia e resiliência, essenciais em um mundo em constante transformação. A crescente integração de tecnologia e digitalização, como realidade aumentada, bem como a gamificação, está reinventando as metodologias de ensino, tornando o aprendizado mais interativo e envolvente.


Outra tendência é a ênfase na sustentabilidade, com escolas adotando práticas extracurriculares que fomentam a consciência ambiental e incentivam a adoção de comportamentos sustentáveis. Essas tendências, juntamente com a formação continuada de docentes e o fortalecimento das parcerias entre escola e comunidade, sinalizam um futuro promissor para a educação, onde o aprendizado é cada vez mais personalizado, holístico e alinhado com as necessidades globais.



4 – Construa cenários


A partir da percepção das tendências de mercado, o passo seguinte é a elaboração de cenários. Oriento a construção de três possíveis cenários:


• Pessimista – Levantar situações críticas que colocam em jogo o próprio negócio e até mesmo vidas. Por exemplo: casos de tiros nas escolas. A partir dessa constatação, orienta-se a construção de planos de contingência com medidas preventivas e corretivas.


• Realista – A partir do contexto histórico e das perspectivas futuras, definem-se objetivos claros e desafiadores a serem alcançados. Ex: quantidade de matrículas no ano, margem de lucro, etc.


Otimista – Caso todas as ações delimitadas no planejamento estratégico sejam bem sucedidas. Qual resultado será alcançado? Você estará preparado caso tudo dê certo?



5 – Elabore um plano para cada um dos cenários – Foque no Realista


Criar um plano detalhado para cada cenário, com ações efetivas a serem adotadas para o alcance dos objetivos e seus devidos responsáveis. Lembre-se o cenário realista é a base da sua estratégia.



6 – Defina metas e indicadores


Defina o que é sucesso para cada uma das ações elaboradas e estabeleça metas claras e indicadores de desempenho, a fim de monitorar o progresso e garantir que a escola está no caminho certo.



7 – Treine a sua equipe


Uma equipe bem treinada e alinhada com os objetivos estratégicos e valores da organização é essencial para a implementação bem-sucedida do plano estratégico.



Conclusão



Seus alunos serão impactados de forma positiva pela organização e gestão da escola. Quanto mais claro estiver o plano e sua equipe estiver alinhada, mais clara será a comunicação.


Vale lembrar que uma instituição de ensino mesmo tendo um caráter social é uma unidade de negócios e seus gestores podem orientar seu destino de modo a alcançar o maior impacto e resultado possível.


Eu, como mãe de duas princesas, acredito na importância das instituições de ensino, principalmente àquelas que possuem princípios cristãos.


Portanto, preparem-se e construam o melhor planejamento estratégico anual que já fizeram até hoje! Contem comigo.


 

Beatriz Carpenter


Advogada e economista, business coach, especialista em gestão estratégica de negócios, com pós-graduação em neuroeconomia.


@beatrizcarpenter - biacarpenter@gmail.com

17 views0 comments

コメント


bottom of page