top of page

O perfil do coordenador cristão

Updated: May 7, 2021

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” (Abraham Lincoln)



Para pensarmos melhor sobre as características e habilidades que o coordenador pedagógico precisa ter e desenvolver ao longo de sua jornada como líder, vamos analisar a definição de algumas palavras chave no dicionário:


Perfil: Conjunto de características ou competências necessárias ao desempenho de uma atividade, cargo ou função.


Coordenador: Pessoa devidamente qualificada em determinada área para atuar na distribuição de tarefas. Aquele que confia a pessoas, a ela subordinadas, tarefas capazes da execução. Compete a ele: delegar autoridade a outrem; intervir sempre que necessário, corrigindo eventuais falhas; obter recursos junto à esfera superior; avaliar e filtrar ideias que possam surgir e que possam ser úteis na execução de tais tarefas e que, de alguma forma, possam tornar o projeto mais viável.


Cristão: Biblicamente e originalmente, o significado da palavra cristãos no grego é “pequenos Cristos” - dando um sentido de que o cristão deve ser uma cópia submissa de Cristo. A designação não está relacionada à religião de alguém, mas sim, à identidade que essa pessoa tem com a pessoa de Cristo.


Nesse contexto, Cristo trouxe uma nova visão a respeito da função do líder. Quando questionado a respeito de quem deveria assentar-se à sua direita, Ele respondeu: “... mas entre vós não deve ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante que sirva os outros e quem quiser ser o primeiro, que seja servo de vocês.“ Mt. 20.26.


O coordenador traz consigo a importante responsabilidade de liderar na dependência de Deus, mantendo seu devocional diário e intercedendo por seus liderados. Além de tudo, deve estar sempre preparado para resolver os conflitos com mente pacífica e estar apto para dar conselhos com sabedoria. Ainda, não menos importante, ter a responsabilidade em atualizar-se academicamente, estando constantemente preparado através do estudo.


Portanto, segue sete competências e habilidades que devem ser desenvolvidas para que o coordenador cumpra com sucesso a sua função:



Nem sempre vamos encontrar essa pessoa pronta, porém, é possível trabalhar e desenvolver tais habilidades e competências. Basta identificarmos o potencial, a disponibilidade, dedicação e consciência do chamado. O restante será consolidado pelo bom exemplo e pela experiência.

 

Lucimara Danielli Santana Gonçalves


Graduada em Pedagogia com Especialidade em

Inclusão Social e Deficiência Mental. Pós-graduada em Educação Cristã . Diretora Pedagógica do Colégio Novo Alvo.

176 views0 comments
bottom of page