Com a implementação da Inteligência Artificial, o mercado educacional tem discutido eventuais mudanças em seus métodos e abordagens didáticas. A IA surge como uma revolução em andamento, afetando o ensino, redefinindo a formação dos professores e fornecendo possíveis caminhos para um acesso igualitário à educação.
Na era digital em que vivemos, a Inteligência Artificial (IA) ocupa um espaço cada vez maior nas funções do cotidiano, como economia, política, lazer, entretenimento e relações pessoais. A educação também não está imune a essa mudança.
Para enriquecer o debate sobre a incorporação da Inteligência Artificial na educação, contamos com a experiência de três profissionais de áreas relevantes: Jadson do Prado Rafalski, professor universitário e mestre em informática; Daniel Carlos Ferreira, Engenheiro, Consultor Empresarial e Especialista em Inovação; e Márcia Gonçalves de Oliveira, Doutora em Engenharia e Mestre em Ciência da Computação.
O impacto da IA na educação
A implementação da Inteligência Artificial na educação não veio como um recurso emergente para a sociedade, faz parte do avanço tecnológico da nossa época e pode nos trazer inúmeros benefícios no processo de ensino e aprendizagem.
Um dos recursos mais utilizados da IA na educação é a personalização do ensino por meio de plataformas e aplicativos que podem acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, contribuir para o seu desenvolvimento educacional, atender às suas necessidades individuais e, por fim, potencializar seus estudos.
O Professor Jadson Rafalski reforça: “Essas plataformas fazem uso de dados e algoritmos de aprendizado de máquina para adaptar a experiência de cada aluno individualmente. ”
De fato esse recurso mostra-se enriquecedor para o meio educativo, como bem aponta a Doutora Márcia de Oliveira sobre o sistema de recomendação: “Se um estudante se interessa por um determinado tipo de conteúdo, é muito provável que ele também se interesse por outros conteúdos similares a esse. Se um conteúdo ou atividade é recomendado para ele conforme suas dificuldades, é muito provável que o sistema recomende os mesmos itens para outros estudantes que apresentam as mesmas dificuldades.”
Sistema de avaliação
A incorporação da IA no campo educacional também deixa lacunas e ainda apresenta desafios a serem enfrentados como, por exemplo, nos sistemas de avaliação.
Seguindo o pensamento do Especialista em Inovação Daniel Carlos, o processo de aprendizagem se desenvolve de forma complexa, exigindo mais que um mecanismo padrão de avaliação do aluno, e envolve não apenas habilidades cognitivas, mas também habilidades socioemocionais e criatividade.
Provando empiricamente essa dificuldade, a Profª Márcia desenvolveu em sua tese de Doutorado um sistema de avaliação semi-automática de exercícios de programação de computadores. Com essa experiência, a Doutora relata que um dos maiores desafios foi adaptar a avaliação automática às questões discursivas: “A avaliação totalmente automática ainda é um desafio porque, para corrigir atividades, o sistema de avaliação precisa de exemplos do especialista humano para aprender.”
Em concomitância com esse fator, Rafalski destaca a seguridade dos alunos para que essa avaliação atinja o objetivo esperado: “Para superar esses obstáculos, é imperativo desenvolver sistemas de avaliação baseados em IA que sejam transparentes e robustos, garantindo a integridade do processo de avaliação e resguardando os dados dos estudantes.”
Desafios na sala de aula
Cuidado é sempre necessário para o uso da tecnologia nas salas de aula, e com a participação proeminente da IA na sociedade, esse recurso também levanta preocupações importantes de serem analisadas para a garantia da integridade do usuário.
Dessa forma, o vazamento de informações pessoais e a preservação da privacidade tornou-se um dos pontos mais questionados para a integração oficial da IA na educação, como aponta Rafalski: “É importante regulamentar e garantir medidas de segurança rigorosas para proteger essas informações e evitar seu uso indevido, como para fins comerciais ou de vigilância.”
Nesse viés, Oliveira enfatiza que apesar de inteligente, essas máquinas não possuem uma das principais características para a tomada de decisões, cuja propriedade é exclusivamente humana: a consciência.
Mais uma problemática para esse uso é a dependência tecnológica que já vem sendo enfrentada em diversos setores da sociedade. No entanto, o consultor Daniel Carlos ressalta que a IA, assim como outras tecnologias, deve ser vista como uma adição ao processo, e não como uma subtração.
Logo, a adaptação desse recurso para a educação é necessária, mas essa ferramenta pode oferecer oportunidades para um ensino mais eficaz e personalizado.
A atualização do docente
O avanço da IA demanda conhecimento para além das didáticas tradicionalmente aplicadas nas salas de aula, e esse trabalho exige que o papel do professor acompanhe a evolução tecnológica contemporânea aos seus alunos.
Para Daniel Carlos, a formação continuada, por exemplo, sofrerá eventuais mudanças, pois tem como objetivo a especialização e atualização no mercado educacional.
Segundo o engenheiro, recursos de aprendizado, capacitação e referências de materiais relevantes à especialização podem ser grandes aliados nesse processo, aprimorando as habilidades e os conhecimentos do profissional da educação.
Jadson Rafalski, por sua vez, comenta que apesar de grande contribuição para essa formação, a IA também revela as qualidades únicas do professor no processo de ensino e aprendizagem, como a inteligência emocional, adaptabilidade e a capacidade de estabelecer conexões significativas com os alunos.
Assim, Márcia de Oliveira conclui: “A IA não substituirá o professor criativo e mediador que utiliza as tecnologias para potencializar o ensino e a aprendizagem, mas substituirá os professores que reproduzem conteúdos, não mudam as estratégias de ensino e contam com máquinas para fazerem todo o seu trabalho.”
Um novo rumo para a educação
O uso da IA na educação ainda requer atenção e cautela. Contudo, sua utilização para a fomentação do aprendizado e capacitação dos profissionais do ambiente escolar é imprescindível.
Essa ferramenta se insere em todo processo de aprendizagem, alcançando o aluno, os professores, a equipe pedagógica e os familiares, tornando possível um aprimoramento na educação por meio do atendimento personalizado, otimizado e efetivo.
Além disso, pode vir a contribuir para a redução das desigualdades no acesso à educação em todo o mundo: “A IA do futuro me parece que pode de fato equalizar essas diferenças de acesso à educação. Consigo até imaginar que teríamos recursos educacionais da mais alta qualidade sendo acessíveis a todos em qualquer parte do planeta”, reitera Daniel Carlos.
A Inteligência Artificial chega na educação para ficar, portanto, cabe aos educadores e familiares adaptarem-se a essa tecnologia, a fim de torná-la uma aliada nas salas de aula, não um adversário. “Eu vejo a IA moldando o futuro da educação como uma extensão das capacidades humanas, mas nunca as substituindo.” – conclui Márcia Oliveira.
Ücretsiz Rastgele Sohbet Ve Chat Uygulaması.
Yabancılarla konuşun,arkadaşlar başlayın! Arkadaş bulun, insanların bağlantı yöntemlerini kullanarak dünyanın her yerinden yabancılarla Sohbet için rastgele sohbet alternatifini deneyimleyin!
Anonim Sohbet Odalarında Yeni insanlarla tanışır.Yeni modern Sohbet ve Chat alternatifi dünyayı kapsayan yabancıları bulun.Gerçek insanlarla bağlantı kurun, reklamsız metin ve görüntülü sohbetlerin keyfini çıkarın ve gerçek arkadaşlıklar kurun.
Sizin sevdiğiniz şeyleri yedi çevrimiçi yabancılarla konuşun, hobileriniz hakkında Canlı Sohbet edin ve eğlenceli sohbetlerin tadını çıkarın.hepsi tek bir yerden! İlgi alanına göre yeni arkadaşlar edinme artık çok kolay.
Basit ve Eğlenceli Görüntülü Sohbetler.Dünya çapındaki yabancılarla görüntülü sohbetlerin keyfini çıkaran platformumuz, dünyanın her yerinden insanları ayırmak için kolay ve güvenli hale getirmek için tasarlanmıştır.Yeni insanlarla tanışın, arkadaş olun ve eğlenin!
Yabancılardan Arkadaşlara.Yeni insanların bölümleri, gerçek ve gerçek bağlantıları kurun,…