Adotado pelo Sistema Mackenzie de Ensino, saiba como esse processo de aprendizagem auxilia a criança e o adolescente a compreenderem e sistematizarem o conhecimento.
O Sistema Mackenzie de Ensino é uma referência no ensino de crianças e adolescentes em diversas partes do Brasil, pelo seu ensino confessional e sua Proposta Pedagógica fundamentada na visão de mundo cristã, preocupado com a educação do ser humano em sua integralidade.
Um dos processos educacionais aplicados nos livros didáticos é o conceito de Aprendizagem Significativa, que faz um resgate dos conhecimentos prévios dos estudantes, contextualiza o conteúdo ensinado, auxiliando a criança e o adolescente a compreenderem e sistematizarem o conhecimento.
Baseado nos estudos do psicólogo norte-americano David Ausubel, esse processo realiza uma ancoragem de informações e, a partir disso, com as estruturas cognitivas já existentes, formula um significado novo ou mais concreto sobre um determinado assunto, aumentando o repertório dos estudantes.
Esse modelo de aprendizagem tem seu diferencial, pois torna mais fácil a assimilação dos conceitos, com ideias sendo apreendidas de maneira integrada, com atribuição de sentido.
Para que os estudantes possam vivenciar uma aprendizagem significativa, os livros didáticos do Sistema Mackenzie de Ensino apresentam uma sequência didática que inicia com uma proposta para o levantamento do conhecimento prévio das crianças sobre o conteúdo a ser ensinado.
A visão de mundo cristã não impacta apenas a percepção de cada componente curricular e segmento escolar, mas também a compreensão de como ocorre o processo de ensino‑aprendizagem. Os livros didáticos dos Sistemas de Ensino Mackenzie organizam os conteúdos, de modo que o aluno seja instigado a perceber o conteúdo escolar que o professor precisa sistematizar, em um primeiro momento, em linguagem comum.
Para organizar o processo de ensino e aprendizagem, em nosso material didático, desenvolvemos uma sequência didática baseadas no conceito da Aprendizagem Significativa. A sequência didática proposta está evidenciada em cada seção do livro para que a jornada de aprendizagem seja construída com coerência e significado, tanto na mediação com o professor, quanto nos momentos de maior autonomia do estudante.
Sendo assim, o livro didático inicia sempre com uma ilustração, texto ou imagem que contextualizam o tema, facilitando o entendimento dos alunos do que será abordado no decorrer dos estudos. Então, o professor promove um momento de conversa e interação com as crianças e permite que eles apresentem o que já conhecem sobre o que será estudado, mas ainda na linguagem do estudante. Em seguida, guiado pelo professor, o aluno entra em uma etapa de análise e conceituação do conteúdo apresentado. Agora, ele começa a estabelecer uma relação entre a parte que sabe e um todo que o professor está ensinando.
Após essa etapa, o aluno é capaz de sistematizar o conhecimento, saindo da linguagem comum para a compreensão do conteúdo científico. Ao final, em uma etapa chamada de avaliação, o livro propõe a realização de uma atividade que permita ao aluno relacionar o seu conhecimento prévio sobre o conteúdo, com o tema da aula, de modo que seja possível observar se ocorreu uma aprendizagem significativa ao aplicar o conhecimento a um novo contexto.
O processo baseado na Aprendizagem Significativa é mais duradouro que apenas o da aprendizagem mecânica, que estabelece uma memorização de conceitos. Ambos os processos são importantes e devem ser utilizados de forma integrada para se alcançar melhores resultados.
Avaliação constante desse processo é fundamental, pois ele serve como suporte para a evidenciar a aprendizagem e iniciar um novo ciclo com mais efetividade.
O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber. Provérbios 18:15
Fonte: www.mackenzie.br/sistema-mackenzie-de-ensino
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