top of page

Alunos do Colégio Shunji Nishimura são condecorados pelo Ministro Marcos Pontes

Updated: Jan 21, 2022

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, entregou medalhas e certificados aos alunos, que também poderão participar do programa de iniciação científica júnior, do CNPQ.


Foto Grupo Jacto.



O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes, esteve em Pompeia, município do centro-oeste paulista, no último dia 11 de janeiro. Em evento realizado durante sua visita, Pontes premiou 06 alunos do Colégio Shunji Nishimura (CSN) que foram medalhistas na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e que participaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).


Os alunos também foram aceitos como bolsistas de iniciação científica júnior - ICJR / CNPQ promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. São eles: Arthur Mohamad Taha, Iago Amorim Lebron de Lima, Isabela Sallas de Souza, José Eduardo Shigueru Edamitsu, Maria Julia de Oliveira e Sthefany Siqueira da Silva de Freitas Caires.


A bolsa de Iniciação Científica Júnior


Em todo o território nacional, foram ofertadas 99 bolsas de Iniciação Científica Júnior. Dessas, 06 foram conquistadas pelos alunos do CSN.


Os alunos receberam uma palavra do Ministro Marcos Pontes, que destacou a importância da bolsa, considerando primordial a mentoria que os alunos receberão dos pesquisadores do CNPQ em metodologias científicas, que podem ser utilizadas em diversas áreas de estudo.


O Ministro-Astronauta também parabenizou os alunos pela performance e desempenho em seus estudos, ressaltando que a Bolsa será apenas o início de suas carreiras científicas. Finalizando com um relato pessoal, o Ministro relembrou palavras de sua mãe para alcançar seus sonhos e propósito de vida:


“Você pode ser tudo o que você quiser na vida, desde que : 1. Estude, 2. Trabalhe, 3. Persista, e 4. Sempre faça mais do que esperam de você.” (Marcos Pontes)



O Colégio Shunji Nishimura


O CSN é uma instituição que há mais de 03 décadas educa com valores éticos e morais, educando para a vida alunos de Pompeia e região. Ele é fruto do sentimento de gratidão do seu fundador, o imigrante japonês Shunji Nishimura, assim como sua família, pelo Brasil.


A diretora do CSN, Profª Iolene Lima, relatou que uma das metas do colégio é a excelência acadêmica, ou seja, habilidade esta conquistada por meio de treinamento, muita prática e persistência. “Nós somos aquilo que fazemos com frequência; portanto, a excelência não é um ato e sim um hábito.” Parabenizou ainda todos os alunos e professores envolvidos nos projetos e acrescentou:


“Não perseguimos resultados, perseguimos excelência. Os resultados são consequência!”. (Iolene Lima – Diretora)



Fachada do Colégio, em Pompeia / SP. Foto: CSN

Imagem do memorial ao fundador, Sr. Shunji Nishimura. Foto: CSN


Imagem aérea da instituição. Foto: CSN



70 views0 comments
bottom of page