top of page

Superaplicativo educacional brasileiro é case global Google Cloud

O superApp Diário Escola cresce, oferece múltiplas soluções em gestão escolar e se torna case global Google Cloud.



Por Raquel Tiburski

Sócia-fundadora do superApp Diário Escola



O superApp Diário Escola ganha destaque em nível mundial: superApp Diário Escola é case global Google Cloud.


Depois da parceria com a FTD Educação e de mais uma vez figurar entre as 100 EdTechs mais promissoras da América Latina 2023, veja como o Google Cloud transformou e impulsionou a jornada do o supersistema de educação e gestão escolar Diário Escola.


Não é pouca coisa, não! São mais de 1,5 milhão de transações processadas diariamente, uma estimativa de aumento de 50% no número de escolas atendidas em 2024, integração com Google For Education e uma confiabilidade igual ou maior a 99%.


Isso tudo, graças ao apoio essencial do Google Cloud que, de fato, proporciona um ambiente estável, flexível e automatizado. Com a nuvem do Google foi possível focar mais tempo no desenvolvimento do supersistema de educação e gestão educacional e no suporte às escolas parceiras. Mergulhe nessa história de sucesso: 


Ah, mas se preferir, continue aqui mesmo. Estou empolgada para compartilhar cada detalhe dessa história de sucesso que inspira toda nossa equipe há quase 9 anos. Aqui, você tem o conteúdo completo do case, com detalhes fascinantes sobre nossa trajetória, aprendizados e, também, nossas soluções para a gestão escolar.



Diário Escola cresce com o Google Cloud e oferece múltiplas soluções em gestão escolar


Superaplicativo de educação, o Diário Escola oferece múltiplas soluções em comunicação e gestão que conectam e aproximam escolas e famílias. O sistema de gestão educacional se propõe a melhorar a educação ao aproximar pessoas por meio da tecnologia.


O apoio do Google Cloud foi decisivo para um ambiente estável, flexível e automatizado, o que permitiu dedicar maior tempo ao desenvolvimento do superApp Diário Escola e ao suporte de seus clientes.


Resultados do Google Cloud

  • Mais de 1,5 milhão de transações processadas diariamente

  • Estimativa de aumento de 50% no número de escolas atendidas

  • Integração com o Google For Education

  • Confiabilidade, segurança e bom custo-benefício

  • Disponibilidade do superApp igual ou maior a 99%



Sobre o superApp Diário Escola


Diário Escola é um superaplicativo de tecnologia educacional cuja equipe é sediada na cidade de Canoas (RS). Fundado em agosto de 2015, atualmente conta com um time de 46 colaboradores, distribuídos entre operação, suporte ao cliente, desenvolvimento de produto, marketing e vendas. O superApp tem como objetivo oferecer múltiplas soluções para atender a todas as necessidades de gestão de escolas da Educação Básica.


Com ele, as instituições de ensino têm acesso a ferramentas integradas e uma série de recursos inovadores que organizam e facilitam o dia a dia da gestão escolar – desde o gerenciamento da comunicação (sistema para recados, agenda, calendário, mural, enquetes, autorizações, geolocalização e controle de acesso), passando pela gestão pedagógica e acadêmica (planejamento pedagógico, Diário de Classe e avaliações), até o gerenciamento financeiro (matrículas, rematrículas, cobrança e fluxo de caixa).


Um dos diferenciais do superApp de educação é oferecer funcionalidades customizáveis e personalizáveis, com respostas rápidas, seguras e eficientes, na palma da mão da gestão escolar.


Presente em todos os estados do Brasil, o Diário Escola atende mais de 100 mil alunos e 200 mil responsáveis em mais de 1.000 escolas da rede privada de ensino. Os números impressionam pelo aumento nos últimos tempos, graças às facilidades encontradas na nuvem. Isso possibilita ao superApp estar pronto para um salto de crescimento ainda maior a partir de 2024. Especialmente, porque conta com a FTD Educação como parceira.



Maior elasticidade e conquista de escalabilidade


Mas a trajetória do Diário Escola não foi sempre assim. No início de seu funcionamento, a edtech dispunha apenas de um provedor local, sediado em Porto Alegre. Isso trazia uma série de limitações técnicas, prejudicando o suporte e acarretando a falta de escalabilidade do sistema. Com alcance geográfico e SLA prejudicados, alternativas de serviços começaram a ser consideradas.


“Nós enfrentamos dificuldades com o antigo provedor local, somadas ao fato de, em 2016, termos passado por um evento climático extremo em Porto Alegre, o que nos afetou diretamente. Perdemos disponibilidade e estabilidade, e o sistema ficou fora do ar. Então, naquele momento, passamos a avaliar prestadores de serviços em busca de soluções. Na época, optamos pelo Google Cloud especialmente em razão das ferramentas autogerenciáveis”

Marcus Drzewinski, cofundador e CTO do Diário Escola.



Uma jornada de aprendizados e novas possibilidades com o Google Cloud


O intuito, ao migrar integralmente para a nuvem, era entregar mais funcionalidades aos clientes, o que exigia uma série de recursos técnicos (geolocalização, cache de dados, criptografia, autenticação, organização de filas e agendamento de tarefas), que anteriormente não estavam disponíveis. A economia de recursos também foi um fator relevante nessa tomada de decisão.


“Sob o ponto de vista do negócio, a confiabilidade que o Google Cloud proporciona se tornou um destaque. O Diário Escola ainda era um novo produto no mercado, e em um nicho que sempre está atento à proteção e à segurança de dados. Precisávamos de garantias. Isso a nuvem poderia nos trazer.”

Marcus Drzewinski, cofundador e CTO do Diário Escola


Foi nessa expectativa por mudanças e entregas mais satisfatórias que a migração para o Google Cloud ocorreu, ainda em 2016. Naquela fase, os profissionais de tecnologia do sistema de gestão escolar tomaram como base tutoriais on-line e a documentação das ferramentas para trabalhar nas implementações, que abrangiam, inicialmente, apenas a parte de banco de dados e o servidor.


Atualmente, as soluções indispensáveis para o bom funcionamento do superaplicativo vão além. Agora, de acordo com o time de profissionais à frente do superApp, toda a área de operação está na nuvem, incluindo a gestão de relacionamento com o cliente (CRM), a automação do marketing digital, as ferramentas de desenvolvimento e a gestão de pessoas.


App Engine é o servidor de aplicação autogerenciável onde todo o sistema é desenvolvido. Existem funções importantes realizadas pelo Cloud SQL, como as tarefas de administração do banco de dados e, ainda, o Cloud Tasks, que atua na organização das filas, permitindo separar os trabalhos que podem ser executados de maneira independente, dentre outras soluções que atuam de modo integrado.


Na ponta do lápis, muitas vantagens somadas à experiência com o Diário Escola

A confiabilidade, a segurança e o custo-benefício satisfatório conquistados com o Google Cloud foram alguns dos benefícios percebidos depois da migração. Contar com um ambiente estável, flexível, autogerenciável e com previsibilidade de custos foram pontos positivos agregados à rotina operacional, que é automatizada. Dessa forma, a equipe do superApp é capaz de dedicar mais tempo ao desenvolvimento do sistema de gestão educacional e ao suporte de suas escolas parceiras.


Quanto aos números, hoje são mais de 1,5 milhão de transações processadas diariamente. O Google Cloud agrega robustez à experiência das escolas parceiras, com um uptime igual ou maior a 99%. A empresa prevê ampliação do atendimento a mais 450 entidades de ensino, além das mais de 1.000 que já são escolas parceiras do Diário Escola.


A integração com o Google For Education, um serviço voltado a instituições que desejam otimizar sua metodologia, também contribui para o engajamento das escolas e a aderência às funcionalidades oferecidas pelo superApp.


“No que se refere à experiência do cliente, a alta disponibilidade e escalabilidade do sistema de gestão educacional em nuvem são um grande diferencial para o nosso superaplicativo. Isso ajuda a atrair, reter e fidelizar os usuários, o que é fundamental para o nosso sucesso a longo prazo.”

Marcus Drzewinski, cofundador e CTO do Diário Escola



Crescimento e novas demandas


Com o crescimento, novas demandas são geradas. Por isso, se cultiva a ideia de expansão, melhoria contínua e a visão de seguir desenvolvendo ferramentas que ofereçam múltiplas soluções para atender às exigências de diferentes cenários e contextos.


O próximo passo para o time é migrar de Cloud SQL para AlloyDB, que é um serviço de banco de dados totalmente compatível com PostgreSQL, para atender cargas de trabalho vindas de banco de dados mais exigentes.


“Outra ideia é investir no Cloud Armor, pensando na proteção do superaplicativo, pois o recurso é capaz de detectar e mitigar ataques de rede para possibilitar apenas solicitações bem-sucedidas. Ou seja, uma segurança acrescida quando o assunto envolve a extensão da base de clientes, algo que o Diário Escola pretende alcançar em breve”, conclui o cofundador e CTO da empresa.



 

Por Raquel Tiburski


Diretora de Marketing e Vendas do Diário Escola. Especialista em Formação Pedagógica de Professores. Tem mais de 20 anos de experiência de atendimento ao cliente.



11 views0 comments

Comments


bottom of page