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Reta final de campanha de matrículas: desafios, estratégias e oportunidades

O mês de janeiro marca a reta final da campanha de matrículas escolares. O período de verão e férias é sempre desafiador. No entanto, é possível adotar estratégias específicas para aproveitar esse momento e impulsionar suas matrículas.


Ao longo de duas décadas, tenho contribuído para o desenvolvimento das estratégias de marketing de diversas instituições educacionais. Durante esse período de experiência, pude observar que a dinâmica associada ao período de matrículas apresenta variações significativas, influenciadas tanto por aspectos culturais quanto pela oferta e demanda de vagas, gerando distintos cronogramas conforme a região do país. Essas discrepâncias exercem uma notável influência nas estratégias adotadas pelas escolas.

 

Em alguns estados as matrículas frequentemente estendem-se até os meses de janeiro e, por vezes, fevereiro. Em contrapartida, há regiões que o mês de dezembro praticamente marca o encerramento das campanhas de matrículas escolares.

 

Se sua escola faz parte desse primeiro grupo, em que janeiro ainda tem grande relevância para sua campanha de matrículas, compartilho algumas práticas que podem impulsionar o sucesso nesta fase crucial de captação.

 


Renove a motivação da sua equipe


Faça uma reunião descontraída e lidere um recomeço das ações de captação e rematrículas ainda pendentes. Destaque as conquistas e boas práticas executadas até então. Enfoque nas principais ações que podem ser ainda executadas.

 


Lidere pelo exemplo


Como você já sabe, nada tem mais impacto do que o exemplo. Participe ativamente das ações, coloque a mão na massa!

 


Passe “pente fino” nos seus contatos


Faça uma lista atualizada com leads que não deram uma resposta definitiva quanto à situação de matrícula para 2024, assim como alunos com rematrículas pendentes. Dê preferência para as famílias que fizeram visitas presenciais. Depois, siga a próxima dica.

 


Contato telefônico personalizado


Implemente uma equipe de atendimento ao cliente para entrar em contato diretamente com as famílias interessadas. Um telefonema personalizado pode ser muito eficaz para responder a dúvidas e superar possíveis barreiras à matrícula.

 


Renove a sua campanha publicitária


Após algum tempo em exposição com as mesmas artes, suas peças publicitárias começam a passar despercebidas. Renove cores, fotos de alunos e destaque o tópico a seguir.

 


Trabalhe a urgência e escassez


Crie um senso de urgência nas mensagens de marketing, destacando que as matrículas estão chegando ao fim. Utilize frases que enfatizem a importância de garantir a vaga do seu filho. Crie uma campanha de contagem regressiva nas redes sociais, no site da escola e por e-mail, destacando os dias restantes para o encerramento das matrículas.

 


Campanhas de Indicação


Implemente programas de indicação, incentivando os pais já matriculados a indicarem a escola a amigos e familiares. Ofereça benefícios ou descontos como recompensa pela indicação bem-sucedida.

 


Testemunhais em redes sociais


Utilize as redes sociais para criar postagens com depoimentos de pais e alunos. Isso pode ser decisivo para algumas famílias que ainda têm dúvidas quanto a sua escola.



Eventos de matrícula presenciais


Realize eventos presenciais dedicados à matrícula, onde os pais podem visitar a escola, esclarecer dúvidas, conhecer professores e a infraestrutura.

 


Faça um tempo de oração com sua equipe


Lembre-se de que sua escola é muito mais que uma empresa. Portanto, há uma luta espiritual acontecendo e que precisamos estar em oração, suplicando a cobertura e direção do Espírito Santo de Deus.


 

LEONARDO RIBEIRO DE OLIVEIRA


Publicitário e especialista em marketing educacional com 20 anos de experiência. É sócio da LK Comunicação e da Prospecta Educacional.

leonardo@agencialk.com.br

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