Projeto de comunicação compartilhada entre escolas cristãs

Updated: Apr 22

A iniciativa criada pela Prospecta Educacional, com foco em escolas confessionais, viabiliza ações de comunicação e já atua em 04 estados. Com custo acessível, o trabalho enfatiza os valores cristãos como principal diferencial das instituições cristãs.


Você é gestor educacional e acredita que o seu colégio precisa aprimorar o seu marketing para conquistar e fidelizar alunos? Pensa também que o maior diferencial da sua instituição é o fato de ser confessional e que isso precisa ser melhor divulgado? Então você não está sozinho.

Trabalhando há mais de 30 anos com gestão e marketing educacional, Rogério Scheidegger, sócio da Prospecta Educacional, conta que ouviu muitas vezes essa queixa de diretores e administradores escolares. “Apesar da certeza que precisam investir em marketing, os gestores sempre ressaltam a dificuldade em contratar um trabalho profissional, pois o custo de uma agência de propaganda é elevado, tornando inviável para algumas instituições. Para superar essa dicotomia, nasceu o nosso projeto”, afirma Rogério.



Um projeto inteligente


Para viabilizar um trabalho profissional, com foco nas principais deficiências nessa área nas escolas cristãs, a Prospecta lançou um projeto inédito de comunicação compartilhada.

“Há 03 anos, iniciamos um projeto de comunicação inteligente para escolas cristãs. Ele é inteligente pois é compartilhado entre as escolas e ao mesmo tempo é 100% personalizado”, argumenta Rogério. Segundo ele, o projeto compartilha artes, ações e campanhas, mas tendo o cuidado de customizar as peças com imagens, cores e marca de cada escola. Também cria artes exclusivas sob demanda, que depois poderão ser compartilhadas.



Um projeto viável financeiramente


Para o publicitário Leonardo Oliveira, também sócio da empresa de marketing educacional, a ideia é prover uma solução completa a um preço que qualquer instituição possa pagar.

“Sabemos que mais de 70% das escolas cristãs no Brasil são de pequeno e médio porte, com até 500 alunos (conforme pesquisa da Revista Veredas – agosto/2020). Assim, a intenção foi criar um projeto com um custo possível de ser assimilado por qualquer instituição: aproximadamente um salário mínimo”, explica Leonardo.

Ele ainda destaca que as escolas parceiras do projeto recebem pelo custo de um estagiário o serviço de uma equipe completa com: diretores de arte, redatores, social media, web designer e analistas de marketing.



Um projeto que organiza


O projeto da Prospecta organiza os principais pontos da comunicação escolar: mídias sociais, website, campanha de matrículas, comunicação interna e ações de marketing digital. Além disso, oferece uma consultoria remota de marketing para o gestor da escola que adere ao projeto.

“A falta de padrão na comunicação escolar pode passar a imagem de desorganização. A qualidade da sua apresentação reflete a qualidade percebida dos seus serviços educacionais”, frisa Leonardo.



Um projeto confessional


“Confiar nossos filhos a uma escola que educa com os mesmos princípios e valores que cremos: nada é mais relevante. As escolas confessionais fazem isso com diligência, mas a maioria não evidencia bem esse fato em sua comunicação”, constata Leonardo.

Para o publicitário, diferenciais como programa bilíngue, aula de robótica, resultados no ENEM, entre outros, costumam ser o principal foco da comunicação em escolas cristãs, muitas vezes deixando de falar das ações de capelania, dos projetos de ensino religioso ou de eventos que revelam a confessionalidade da instituição. “O projeto de comunicação compartilhada da Prospecta engloba todos os lados da vivência educacional”, conclui Leonardo.





Um projeto que cresce


Mesmo com a pandemia, o projeto cresceu em 2020 e, hoje, atende escolas em 05 estados. “Quanto mais instituições, mais diferenciais poderemos entregar”, finaliza Rogério, que convida a todos os gestores de escolas cristãs a conversarem a respeito do projeto com a equipe Prospecta.



Contatos Prospecta • WhatsApp: (27) 98115-5312 • 99256-6767


Depoimentos de gestores escolares:

"O Instituto Presbiteriano de Ensino de Nilópolis é grato a Deus pela parceria com a Prospecta. Reconhecemos o brilhante trabalho realizado tanto na assessoria quanto nos serviços de mídias e ainda nas janelas de oportunidade de conhecer outras escolas cristãs. Rogamos a Deus que esta caminhada seja duradoura!"


Prof. Márcio Muniz da Silva - Diretor do IPE Nilópolis / RJ

"Apesar de todas as limitações impostas pela pandemia, podemos afirmar que a Campanha de Matrículas para 2021 foi a melhor da história da instituição. Também estamos satisfeitos com os trabalhos mensais prestados pela Prospecta. Agora podemos afirmar que possuímos um plano e um direcionamento em nosso marketing. O sentimento é de gratidão a Deus por ter nos possibilitado conhecer a Prospecta e gratidão à Prospecta, seus diretores e equipe de trabalho pelo bom relacionamento que estamos desenvolvendo."


Pr Lineu Wutzke - Diretor • Escola Betesda • Toledo / PR

"A Prospecta nos ajudou em um período onde precisávamos encontrar novos rumos e vislumbrar novas perspectivas. Desde os primeiros contatos eles foram atenciosos e nos ouviram, conseguindo assim entender e nos proporcionar o que nós precisávamos. Comprometimento na entrega do trabalho, criatividade e ótimo atendimento são pontos que definem esta equipe. Claramente acertamos na escolha. Parabéns, Prospecta."


Kléber Antônio dos Santos - Diretor Colégio Cristão V.E.R • Belo Horizonte / MG


"Para nós do Instituto de Ensino Caminhos Eternos conhecer a Prospecta Educacional foi um presente de Deus . Nos atendem de forma profissional e com excelência em todos os aspectos as nossas necessidades no trabalho que desenvolvem. Estamos colhendo o fruto dessa parceria. Obrigada, Prospecta Educacional, por nos ajudar!"


Margareth Lilian R. Barbosa - Instituto Caminhos Eternos • Paraguaçu Paulista / SP


"O Colégio Batista Fluminense há 03 anos tem desenvolvido uma parceria de sucesso com a Prospecta, que tem nos possibilitado um trabalho mais eficiente na área de marketing. Convido a você, gestor de escola confessional, a conhecer também a Prospecta, para que possamos cumprir a nossa missão de educar com princípios e valores da Palavra de Deus."


Pr Jadyr Peixoto de Lima - Diretor • Colégio Batista Fluminense • Campos / RJ