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O que você aprendeu com os resultados de sua última campanha de matrículas

Updated: Jan 27

Reflexões e insights para aprimorar a gestão e a captação de alunos em escolas cristãs. A importância de avaliar dados, aprender com erros e otimizar recursos nas campanhas

Por Leonardo Ribeiro de Oliveira


Ufa! Estamos chegando ao final do período de matrículas. Sem dúvida conduzir uma campanha de matrículas é uma tarefa desafiadora. Enfrentamos recursos limitados, concorrência feroz e a pressão para inovar em um mercado educacional em constante transformação.

É muito comum vermos gestores educacionais chegarem ao fim do período de matrículas exaustos e, muitas vezes, frustrados com os resultados. Nesse momento, refletir sobre erros e acertos parece ser a última prioridade.

No entanto, a pausa para analisar o que funcionou (e o que não funcionou) é essencial para evitar repetições de falhas, melhorar processos e maximizar os resultados futuros. Pensando nisso, compartilho algumas dicas práticas para avaliar dados, aprender com erros e otimizar recursos nas campanhas:

 

Dicas para aprender e evoluir com os resultados das campanhas:




  1. Colete e centralize os dados e informações:

    Não confie apenas na memória. Certifique-se de registrar todas as informações relevantes, como número de leads gerados, metas atingidas, turmas com maior déficit de matrículas, destaques da campanha, postagens com maior engajamento, entre outros. Centralizar esses dados permite uma visão clara do desempenho e facilita a análise posterior.


  2. Realize reuniões de avaliação com a equipe:

    Convide as equipes de marketing, secretaria, comercial e atendimento para uma análise conjunta. Muitas vezes, os insights mais valiosos vêm de quem esteve diretamente envolvido no processo de matrículas.


  3. Analise as razões de saída de alunos da sua escola:

    Entender por que alunos optam por deixar a instituição pode oferecer informações valiosas para ajustar a proposta de valor e a comunicação. As principais razões podem incluir custos, qualidade percebida, localização ou até experiências negativas. Realize entrevistas ou pesquisas de saída para mapear esses motivos e trabalhar em soluções.


  4. Monitoramento da concorrência

    Analise o desempenho de escolas concorrentes, observando suas ações, diferenciais e resultados. Use essas informações para identificar oportunidades de aprimoramento e fortalecer a posição da sua escola no mercado.


  5. Inicie o planejamento para seu próximo ciclo de captação

    O fim do período de matrículas é o momento ideal para iniciar o planejamento do próximo ciclo, aproveitando os aprendizados adquiridos. Este planejamento deve ser estratégico e antecipado, incluindo a análise dos dados obtidos, a definição de metas e estratégias, a avaliação da equipe (e, se necessário, a substituição de pessoal), além da definição do orçamento comercial anual.



Conclusão: Aprendizados que impulsionam o futuro


Campanhas bem-sucedidas são fruto de uma análise cuidadosa de dados, uma comunicação estratégica e um entendimento profundo das necessidades e expectativas do público. Para gestores educacionais, especialmente em escolas cristãs, o desafio vai além de atrair matrículas: é traduzir a missão educacional em ações concretas e memoráveis que conectem famílias ao propósito da instituição.


Ao refletirmos sobre os resultados e aprendermos com os desafios, temos a oportunidade de ajustar rotas, otimizar recursos e criar campanhas cada vez mais eficazes. Mais do que números, estamos construindo relações, fortalecendo valores e impactando vidas. Que cada campanha seja um passo na construção de um legado educacional que inspire e transforme o futuro.

 


 

LEONARDO RIBEIRO DE OLIVEIRA


Publicitário e especialista em marketing educacional com 20 anos de experiência. É sócio da LK Comunicação e da Prospecta Educacional.

leonardo@agencialk.com.br

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