top of page

Como fazer uma recepção de professores novatos de maneira eficiente?

Updated: Feb 16, 2023

Promova um ambiente de colaboração entre os integrantes da sua equipe!

A recepção de professores é uma atividade de gestão desafiadora. Afinal, se não forem bem acolhidos, podem se sentir inseguros. Por isso, receber novos profissionais é uma tarefa que requer atenção e dedicação da direção e da gestão escolar.


Um líder de sucesso é caracterizado pela capacidade de reconhecer, valorizar e inspirar os profissionais com quem atua. No caso de um gestor pedagógico, reconhecer a importância dos professores é essencial. Pois, eles são peças primordiais para o funcionamento adequado de uma escola.


Portanto, se você quer aprender a fazer uma recepção de professores mais eficiente, continue a ler e saiba como garantir a coesão da sua equipe!



A importância da recepção de professores


Um evento de boas-vindas deve mostrar aos novos professores que eles são relevantes para a instituição e que a gestão se dispõe a oferecer suporte.


Isso proporciona mais tranquilidade e motivação no desempenho das funções, o que, sem dúvida, impacta positivamente a escola de modo geral.


Além disso, a recepção de professores torna o ambiente mais leve, promove o clima de colaboração entre os profissionais da educação e aumenta a produtividade do grupo.


Essa harmonia se reflete na qualidade do ensino e, como resultado, os alunos percebem o interesse do novo educador em ensinar e dividir seu conhecimento.



Como fazer uma recepção de professores eficaz


Estabelecer um ambiente amistoso pode ser desafiador. Entretanto, alguns cuidados fazem toda a diferença na hora de receber o novo integrante da equipe.


Confira as superdicas para acolher adequadamente os educadores da sua escola.



Planeje, com antecedência


Para garantir a eficácia da recepção de professores é necessário ter em mente quais são os objetivos do encontro e de que forma você pretende atingi-los.

Para isso, defina quais são os temas a trabalhar durante o encontro: empatia, integração, comunicação, planejamento estratégico, metas, resultados etc.

Certamente, isso demonstrará transparência e interesse da gestão escolar pelo novo colega.



Proponha apresentações


Uma boa estratégia é dar a chance para todos falarem durante a recepção. Então, abra espaço para a troca de experiências. Para isso, uma dica é propor que todos contêm a sua trajetória e os desafios que encaram diariamente.


Esse diálogo ajuda o iniciante a se identificar com o corpo docente da escola, principalmente porque falar das dificuldades cria empatia.


Dessa maneira, os professores veteranos também podem compartilhar dicas sobre as turmas, os processos da escola e o exercício da função.



Demonstre o suporte da gestão para a recepção dos professores


Para evitar o desamparo do novo colaborador, é importante que a coordenação pedagógica deixe claro que oferece todo o apoio necessário.

Seja por meio de calendário de reuniões, ferramentas tecnológicas ou espaço para críticas, deve-se reforçar o interesse.



Faça um tour pela escola


Outra atitude interessante é levar o professor novato para conhecer a estrutura física da instituição. Desse modo, ele saberá onde ficam as salas, espaços de convívio dos estudantes e como são os processos de gestão. Além disso, saberá quem são os funcionários de apoio (portaria, higienização, administrativo) e o que a escola oferece como diferencial.



Ofereça uma lembrança de boas-vindas


Outra dica para o sucesso da recepção de professores é oferecer um pequeno souvenir ao final do evento.


Certamente, demonstrará que a direção é atenta aos pequenos detalhes e deseja boa convivência durante o período letivo.


Superdica: professores adoram material de escritório, por isso aposte em canetas, agendas e outros acessórios úteis. Não esqueça de escrever uma mensagem personalizada!


 

Administrar uma escola particular requer inúmeras habilidades. A principal delas diz respeito à capacidade de valorizar os integrantes da equipe. Sem dúvida, fazê-los se sentirem bem-vindos e respeitados é essencial ao funcionamento adequado das instituições de ensino.


Uma organização escolar tem como principal recurso seus funcionários, por isso é essencial que eles se sintam acolhidos e apoiados. Por isso, uma recepção de professores adequada é fundamental para promover um ambiente de colaboração, harmonia e entusiasmo.


 

Raquel Tiburski


Diretora de Marketing e Vendas do Diário Escola. Especialista em Formação Pedagógica de Professores. Tem mais de 20 anos de experiência de atendimento ao cliente.

www.diarioescola.com.br

134 views0 comments

コメント


bottom of page