top of page

Bom professor: descubra quais são as principais características

A qualidade da Educação depende grandemente das habilidades e competências do corpo docente, O que antes era desejável, agora, exige características específicas do bom professor.



Por Raquel Tiburski

Sócia-fundadora do superApp Diário Escola



Um bom professor deve ser capaz de flexibilizar e mediar a aprendizagem, como forma de compartilhar conhecimento e de construir a autonomia intelectual dos estudantes.


A qualidade da Educação depende grandemente das habilidades e competências do corpo docente, O que antes era desejável, agora, exige características específicas do bom professor.


Por isso, as superEscolas contam com profissionais capazes e habilitados a dar conta de uma das grandes demandas do cenário pós-pandemia: a recomposição da aprendizagem.




Características do bom professor

São muitas as habilidades e as competências exigidas de um bom professor. Certamente, algo que precisa ser valorizado, uma vez que o papel e o valor do bom professor são indiscutíveis.


Principalmente, porque existe a necessidade de propor novos desafios e organizar roteiros customizáveis e personalizados de aprendizagem.

Nesse sentido, existem características comuns a todo bom professor. Dentre elas, destacamos a paixão pela Educação e pelos educandos. Para além disso, todo bom professor precisa ser:

  • pesquisador

  • inventivo

  • mediador

  • engajado

  • afetivo

  • estudioso

  • respeitoso

  • midiático

  • criativo, e, acima de tudo

  • competente.



Principais características do bom professor

Conheça as principais características exigidas do bom professor.


👉PENSAMENTO CRÍTICO, ANALÍTICO E EMPÁTICO

Em primeiro lugar, é fato que os desafios são mais bem superados quando abordados de forma analítica, crítica e empática. Então, o bom professor tem duas características essenciais: capacidade de pensamento e de ação.

Educar de forma adequada e inteligente e, ao mesmo tempo, agir de forma assertiva e eficaz contribui em muito para superar desafios e obstáculos dos processos de ensino e aprendizagem. Sem dúvida, essa é uma responsabilidade do bom professor para com os seus alunos.


👉CRIATIVIDADE

Em segundo lugar, a criatividade! Sem dúvida, uma característica essencial ao bom professor. Pensar, planejar, avaliar e construir alternativas criativas para recompor a aprendizagem e otimizar os processos de ensino, sem dúvida, exigem ainda mais criatividade e empenho dos educadores.


A Educação de qualidade, com toda a certeza, é um diferencial e capaz de cumprir com o seu propósito basilar: contribuir para o desenvolvimento cognitivo e a formação da autonomia intelectual de jovens e adolescentes.


Em outras palavras, a Educação (no presente e no futuro) deve promover a evolução das habilidades e competências socioemocionais dos educandos. Sobretudo, eles devem ser capazes de lidar com o mundo, com o próximo e com suas vidas de forma responsável, sustentável e cidadã.


Certamente, um processo que somente é possível quando um bom professor estimula, incentiva e transforma crianças e adolescentes em bons estudantes.


👉O BOM PROFESSOR É MEDIADOR

Em terceiro lugar, porque a hierarquia do ensino tradicional está com os dias contados, uma das características e competências essenciais ao bom professor é mediar o conhecimento.


O bom professor nivela os processos de ensino aos de aprendizagem e, desse modo, traz os educandos a um patamar mais elevado.


Uma estratégia que pretende enfrentar a necessidade de recompor a aprendizagem e, como resultado, recuperar o tempo perdido durante a pandemia.

Um bom professor deve ser capaz de flexibilizar e mediar a aprendizagem. Uma exigência que, certamente, orienta e conduz ao compartilhamento do conhecimento como forma de construir a autonomia intelectual dos estudantes.


👉O BOM PROFESSOR É EMPREENDEDOR E TECNOLÓGICO

Finalmente, o bom professor deve assumir uma postura empreendedora e tecnológica.Por isso, uma de suas características marcantes é estimular e incentivar os educandos a também incorporar características empreendedoras, tais como:

  • fazer diferente, 

  • buscar a proatividade, 

  • ser inconformado, 

  • saber identificar oportunidades, e

  • ser resiliente.

Mesmo que de forma tímida, a tecnologia estava presente na educação antes da pandemia. Porém, agora, a tecnologia oferece múltiplas soluções e, por isso, é destaque nos processos pedagógicos, de comunicação e na gestão escolar.

Portanto, o bom professor domina novas tecnologias e as utiliza como grande aliada em benefício dos processos de ensino-aprendizagem.



Comprometimento responsável

Da mesma forma e com o mesmo comprometimento, as instituições de ensino de excelência, as superEscolas, também têm responsabilidades:

  • Prover o corpo docente de condições pedagógicas, operacionais e econômicas.

  • Estimular e promover o desempenho em alto nível do bom professor.

  • Investir e incentivar a educação continuada dos professores.

  • Prestar atenção às tendências da Educação.


 


Por Raquel Tiburski

Sócia-fundadora do superApp Diário Escola



 


📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão! O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

15 views0 comments
bottom of page