top of page

Aumentar a mensalidade das escolas particulares é inevitável e necessário

Educação de qualidade exige investimentos e gera mais do que apenas satisfação: custos e despesas!


Por Raquel Tiburski

Sócia-fundadora do superApp Diário Escola



Embora possa impactar o orçamento familiar, reajustar a mensalidade escolar é fundamental para garantir a qualidade do ensino.


POR QUE ISSO É IMPORTANTE️


Sobretudo, as escolas particulares precisam de recursos para manter sua infraestrutura, investir em professores qualificados, oferecer programas extras e manter seus recursos integrados e atualizados. Por isso, comunicar de forma antecipada o aumento da mensalidade escolar é essencial.


Nesse sentido, uma dica de ouro para superar o desafio que é aumentar a mensalidade escolar é aproveitar o sistema de gestão escolar para organizar, facilitar e agilizar a comunicação. Vamos lá! Veja mais 4 dicas para tornar este processo mais fácil e transparente.



1. Introduza serviços adicionais


Anualmente, muitos alunos buscam oportunidades de preparar para o ENEM e tirar a melhor nota possível. Que tal aproveitar os finais de semana sem eventos na escola para oferecer aulas preparatórias? Esse é um bom exemplo de valor que pode ser incorporado à mensalidade.


Da mesma forma, lembre-se de que melhorias na infraestrutura tecnológica e física também devem ser consideradas, uma vez que impactam diretamente na qualidade do ensino.


Contudo, é essencial que as obras estejam em andamento ou prestes a começar e que os recursos tecnológicos estejam disponíveis ou prestes a serem disponibilizados, para justificar o aumento aos pais.


2. Comunique de forma eficaz e transparente


Após calcular o índice de reajuste, a melhor estratégia é comunicar o aumento da mensalidade com antecedência. Utilize todos os canais de comunicação da escola e alinhe a sua equipe de profissionais para informar e responder sobre o reajuste da mensalidade escolar, de forma rápida e transparente. Adote uma linguagem clara, simples e objetiva.


Ferramentas de gestão da comunicação escolar ajudam nesse processo de reter e captar novos alunos. Afinal, a tecnologia garante agilidade e eficiência na hora de informar as famílias e, dessa maneira, oportunizar mais tempo para que possam se preparar financeiramente.


3. Adote uma gestão escolar integrada


Contar com um sistema de gestão integrado facilita o processo de aumentar a mensalidade e ajuda a gerenciar a inadimplência. Nesse sentido, a colaboração e a integração entre o setor financeiro e a administração pedagógica, por exemplo, são essenciais para o processo de reajuste.


Sem dúvida, a gestão integrada permite uma visão completa da operação da escola. Por isso, investir em tecnologia contribuir não só para a tomada de decisões relacionadas às mensalidades, mas também nas demais questões da gestão escolar (financeira, pedagógica e comunicação).


4. A satisfação de toda a comunidade escolar


Integrar tecnologia e inovação de um superaplicativo de educação à gestão escolar é um diferencial eficaz para atender às necessidades e expectativas de pais, responsáveis, profissionais da escola e estudantes.


Além de organizar e facilitar o dia a dia das instituições de ensino, torna possível garantir um processo de reajuste de mensalidades mais bem-sucedido e a satisfação da comunidade escolar. Veja como:



BENEFÍCIOS PARA PAIS E RESPONSÁVEIS


Ofereça transparência total sobre o valor das mensalidades com um canal de comunicação direto. Compartilhe informações detalhadas sobre o aumento das mensalidades, esclareça dúvidas e receba feedback dos pais e responsáveis, na palma da mão. Tarefas fáceis e simples de executar com um superApp de educação e gestão, que demonstram compromisso com a qualidade do ensino e com a satisfação da comunidade escolar.


VANTAGENS PARA PROFISSIONAIS DA ESCOLA


Simplifique a gestão escolar e libere tempo e recursos para que os educadores se concentrem na excelência educacional. Oportunize aos profissionais da escola acesso fácil a ferramentas eficientes para a gestão financeira, pedagógica e da comunicação, como o superApp Diário Escola. Um sistema de gestão educacional que automatiza processos administrativos e financeiros, como a assinatura eletrônica do contrato escolar, por exemplo.


MELHORIA PARA ESTUDANTES


Investir em inovação viabiliza a atualização de recursos tecnológicos e pedagógicos e, também, melhora a experiência e a aprendizagem dos alunos. Um superaplicativo da educação e gestão escolar possibilita um ensino mais interativo e envolvente. Ao mesmo tempo, demonstra que aumentar a mensalidade escolar não é apenas uma questão de cobrir custos, mas também de enriquecer a experiência dos alunos.


LEMBRE-SE: O segredo para aumentar a mensalidade de forma bem-sucedida está no planejamento cuidadoso e na comunicação transparente. Com a ferramenta certa, sem dúvida, esses processos são mais eficazes e garantem a saúde financeira da escola, a qualidade da Educação e a satisfação dos pais.


Integrar tecnologia e inovação, portanto, é um alinhamento estratégico em direção a uma gestão escolar mais eficiente e inteligente.



 

Por Raquel Tiburski


Diretora de Marketing e Vendas do Diário Escola. Especialista em Formação Pedagógica de Professores. Tem mais de 20 anos de experiência de atendimento ao cliente.



 


📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão! O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

10 views0 comments
bottom of page