O final do ano se aproxima e a gestão das escolas particulares trabalha muito para reter e captar alunos. Por isso, compartilhamos 4 dicas simples e eficientes para manter e atrair alunos.
A ideia é contribuir para que a gestão escolar otimize e maximize os esforços e os recursos destinados às campanhas de matrículas.
A expectativa, com toda a certeza, é enorme. Uma vez que o próximo ano letivo é considerado o primeiro pós-pandemia. Por isso, as escolas correm para operacionalizar processos e botar na rua as campanhas de matrículas e rematrículas.
Nesse sentido, para reter e captar alunos, as estratégias das instituições de ensino preveem investimentos determinantes para o sucesso da campanha de matrículas e rematrículas.
Dentre elas, destaco a que tem o melhor custo-benefício: o superApp Diário Escola. Sobretudo, porque é rápido, fácil, completo e efetivo. De fato, uma experiência superior em gestão escolar com múltiplas soluções em um único super aplicativo de educação e gestão escolar.
# 1. Suporte tecnológico torna processos de gestão mais eficientes
Desde os processos iniciais de gestão da comunicação escolar, passando pela gestão pedagógica e financeira, a tecnologia é fundamental para o sucesso das campanhas de matrículas.
Um suporte tecnológico eficiente, aliado à inteligência estratégica em gestão escolar, de fato, agilizam, facilitam e organizam os processos para reter e captar alunos.
Por isso, esta é a primeira dica: a gestão escolar deve alocar recursos e investir para atingir objetivos e bater metas. Sem dúvida, é o que garantirá o sucesso da campanha de matrículas, na hora de reter e captar alunos.
# 2. A qualidade da educação é determinante para reter e captar alunos
Dentre os aspectos que contribuem para manter e atrair novos alunos, a qualidade da educação oferecida pela escola, sem dúvida, é o mais relevante. A qualidade dos processos pedagógicos, aliado ao bom relacionamento e à proximidade com as famílias, é fundamental para reter e captar alunos.
Agora, a segunda dica: não basta oferecer educação de qualidade, é preciso que a escola seja conhecida e reconhecida pela excelência educacional. Por isso, a presença digital, tanto nos canais digitais quanto na eficiência da gestão da comunicação escolar são imprescindíveis.
#3. A infraestrutura escolar é decisiva na hora de reter e captar alunos
A qualidade da infraestrutura escolar também é decisiva para as famílias decidirem por sua escola na hora de rematricular e matricular os filhos.
Sempre foi, mas, depois da pandemia, a infraestrutura física e tecnológica das instituições de ensino passou a ser muito mais valorizada.
Então, a terceira dica para reter e captar alunos é investir na infraestrutura desejada pelas famílias. Ou seja, dedicar esforços e recursos para manter e aprimorar a qualidade do ensino e, também, ampliar a qualidade dos serviços e das instalações físicas é necessário para reter e captar alunos.
Então, a infraestrutura escolar precisa ser pensada para atender os anseios de alunos, pais e responsáveis.
#4. Um processo de matrículas e rematrículas rápido, fácil e completo
Com toda a certeza, otimizar os processos necessários para realizar matrículas e rematrículas é essencial. Em outras palavras, a gestão escolar precisa tornar as matrículas rápidas, fáceis e seguras para pais e responsáveis.
Assim, a dica final é viabilizar e simplificar as campanhas de matrículas e rematrículas por meio da tecnologia. De forma completa, ágil, transparente e com validade jurídica para a assinatura digital do contrato escolar.
Enfim, as escolas devem oferecer soluções tecnológicas que permitam realizar e concluir as matrículas direto na palma da mão de pais e responsáveis.
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Raquel Tiburski
Diretora de Marketing e Vendas do Diário Escola. Especialista em Formação Pedagógica de Professores. Tem mais de 20 anos de experiência de atendimento ao cliente.
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